Prom: O final de uma etapa

Finalmente acabados os exames (primeira fase, segunda, reapreciação...), posso dizer oficialmente: acabei o secundário! Foram três anos de grandes amizades, muito estudo e muitas dores de cabeça. Cresci enquanto pessoa e enquanto ser humano. Foram três anos em que ri e chorei ao lado de pessoas fantásticas e que me ajudaram a tornar na pessoa que sou hoje.

Tendo acabado esta fase da minha vida, tive então o meu baile de gala. Aconteceu no dia 3 de junho, na Quinta da Pedra Redonda. Este acontecimento fez-me ver as saudades que vou ter destes anos, desta escola e destas pessoas. Sendo este blog uma parte de mim, não podia deixar de partilhar isto convosco, vou-vos contar tudo desde o planeamento, às minhas ideias e a todo o processo do grande dia.

Finally with my exams finished (first phase, second, review...) I can officially say: I graduated high school! There were three years of great friendships, much study and many headaches. I grew as a person and as a human being. Were three years where I laughed and cried alongside great people who helped me turning me to the person I am today.

Having finished this stage of my life I had my prom. It took place on June 3 at Quinta da Pedra Redonda. It made me see how much I'll miss these years, this school and these people. As this blog is a part of me couldn't help but share this here, I will tell you everything from planning, to my ideas and the whole process of the great day.

Acho que dava para ver pelo meu sorriso exagerado o quão feliz eu estava! 

Como não podia deixar de ser, vou começar pelo o meu vestido. Eu sou uma fã fiel de Say Yes To The Dress e sempre ouvi dizer que nada bate o vestido pelo qual nos apaixonamos à primeira vista. E, apesar de a mim não ter sido um vestido de noiva, foi exatamente isso que aconteceu. 

Em busca do meu estilo de vestido preferido, fiz uma procura no Pinterest, mas independentemente da quantidade os vestidos que visse eu sabia qual era o tal que eu adorava. Então, em vez de comprar um vestido e porque mandar fazer ficava quase o mesmo preço, decidi agarrar no meu modelo de sonho e entregar a uma costureira para ela o fazer. Posso-vos dizer que não podia estar mais feliz com o resultado! Fiz algumas alterações e idealizei novas coisas em relação ao modelo que tinha e ficou mesmo como eu sonhei.

As it couldn't not be, I'll tell you all about my dress. I am a loyal fan of Say Yes To The Dress and always heard that nothing beats the dress with which we fall in love at first sight. And although this isn't a wedding dress, that's exactly what happened.

In search of my favorite style of dresses, I did a search on Pinterest but regardless of how many dresses I saw I knew which was the one. So, instead of buying a dress and since having it custom-made was almost the same price, I decided to grab in my dream design and give it to a seamstress to do it. I can tell you I couldn't be happier with the result! I made some changes and idealized new things and it ended up as I dreamed.

A minha ideia inicial do vestido: mudei só alguns detalhes.
O "cinto" que usei era na verdade uma bandolete/fita da Claires: ficou mesmo como eu pretendia!

A minha ideia inicial era usar um tecido como este da primeira imagem, drapeado, mas como não consegui encontrar tecido igual optei por um tecido normal e depois a costureira tratou de fazer o drapeado. 
Decidi também mudar o detalhe do cinto. Em vez de usar um igual ao do design inicial, preferi usar um com um estilo mais greco-romano clássico. Comprei então um adereço, tipo bandolete, na Claires e ao tirar a fita deu este aspeto de cinto, mesmo como eu idealizei!

Em relação aos sapatos, optei por uns pretos simples que já tinha, de modo a aguentar-me com eles a noite toda. E não é que aguentei mesmo? Acho que é sempre essencial usar algo confortável porque é uma noite em que vamos passar muito tempo em pé, a dançar, e não convém ficar com foles ou calosidades.

Comprei a mala  numa loja local (informações no final do post) e optei pelo dourado de modo a combinar com o cinto. Não era demasiado grande nem demasiado pequena, tamanho ideal mesmo! Consegui colocar lá tudo o que queria e não pesava nada.

Depois de estar desde as 15h no processo de me preparar, desde cabelo, unhas, maquilhagem, etc., antes de ir para o baile, o meu pai decidiu tirar-me umas fotos para ter como recordação: e este foi o resultado. Com a minha casa como o cenário, estas fotos caseiras foram super divertidas de tirar e marcaram, ainda mais, o meu dia!

My initial idea was to use a fabric like in first image, draped, but as I couldn't find it anywhere, I opted for a normal tissue and then the seamstress tried to make the drape.
I also decided to change the detail of the belt. Instead of using the same as the one in the initial design, I preferred to use one with a more Greco-Roman classical style. So I bought a headband in Claires and, taking the elastic part, it gave it this belt look, like I imagined!

Regarding the shoes I opted for a simple black which I already owned, in a way to be able to stand on them all night long. And I made it! I think it's always essential to wear something comfortable because it's a night that we spend a lot of time standing to dance, and it's not good to end up with bruises in our feet.

The bag I bought in a local store (information at the end of the post) and decided to go for the gold to match the belt. It was not too big nor too small, it was the ideal size! I managed to put there all I wanted and it didn't weigh anything.

After being from 3pm in the process of preparing myself from hair, nails, makeup, etc. and before going to the prom, my father decided me take some pictures to have as a memory  and this was the result. With my home as the setting, these homemade pictures were super fun to take and remarked even more, my day!









Porque cheguei àquela turma em 2013, a conhecer só duas pessoas, e saí de lá com amizades para sempre, não podia deixar de incluir os meus amigos neste post. Foram as pessoas que sempre me apoiaram em tudo, sempre me incentivaram a fazer o que gosto e a não ligar aos outros. Obrigada por tudo o que fizeram por mim e comigo. Espero ter-vos sempre ao meu lado e que, independentemente do nosso destino em setembro, continuemos unidos como no primeiro dia. Porque mesmo estando em Lisboa, Coimbra, Aveiro, Leiria tenho a certeza que teremos sempre uns aos outros.
Faltam aqui pessoas mas infelizmente não consegui tirar fotos com todas e algumas não foram ao baile. Ficam, à mesma, no meu coração!

Because I came to that class in 2013 only knowing two people and left it with friends for life, I couldn't not include my friends in this post. They always supported me in everything, always encouraged me to do what I like and not care about others' opinions. Thank you for everything you did for me and with me. I hope to have you always by my side and that regardless of our destination in September, we remain united as in the first day. Because even being in Lisbon, Coimbra, Aveiro, Leiria I am sure that we will always have each other.
There's people missing here but unfortunately I couldn't take pictures with all and some didn't attend prom. They are still in my heart tho!







Não podia acabar este post sem agradecer à minha família toda, especialmente e particularmente aos meus pais. Sem eles eu não estaria aqui e não seria a mesma coisa. Sempre me meteram juízo na cabeça, me fizeram ver que no final do dia o que mais importava era a minha dedicação e esforço porque sabiam que eu sempre tive os meus objetivos bem definidos. Serão sempre a parte mais importante da minha vida e só lhes tenho a agradecer por tudo.

Foi sem dúvida das melhores noites da minha vida. Vou agora iniciar uma nova fase, para a qual vos levarei a todos comigo. Espero que o meu futuro me traga muitas surpresas positivas e que possa fazer aquilo com que sempre sonhei.

I couldn't end this post without thanking my whole family, especially and particularly my parents. Without them I wouldn't be here and it wouldn't be the same. They always made me come to my sense and see that at the end of the day what mattered the most to me was my dedication and effort because they knew I always had well-defined objectives. They will always be the most important part of my life and I have to thank them for everything.

It was certainly one of the best nights of my life. I will now start a new phase, which I pretend to take you all with me. I hope my future will bring me a lot of positive surprises and that I can do what I've always dreamed.


O que acharam do meu outfit? Já tiveram o vosso baile de gala? Quero ouvir as vossas opiniões e histórias!

What did you think of my outfit? Have you had your prom yet? I want to hear your opinions and stories!

Até qualquer dia Benedita,
Marta.

Costureira - D. Carla (262927739)

Share:

29 comentários

  1. O vestido é lindíssimo! :D
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Continua a ser o que és e terás certamente muito sucesso. Amo-te muito!

    ResponderEliminar
  3. O teu vestido é incrível!! Adorei a cor, o feitio e o pormenor do cinto de penas, ou seja, tudo!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado, querida Marta <3 Sim, também acho que não deveria existir se bem que agora a escala consegue ser bem menor (valha-nos ao menos isso). Em relação à base nunca pensei que valesse tanto a pena!

    Adoro. Estás lindíssima. O vestido é mesmo de princesa :D

    NEW OUTFIT POST | I Woke Up Feeling This Way
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a pouco e pouco o preconceito vai deixando de existir. Muito obrigada! Beijinhos grandes.

      Eliminar
  5. Uau ficou lindo! Parabéns !


    www.lucky-happenings.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Posso dizer por experiência própria que é fantástico ter uma costureira que nos possa fazer todos os nossos modelos de sonho, no meu caso tenho a minha mãe! Praticamente toda a minha roupa é feita por ela, e orgulho-me disso!

    Estavas linda :)

    Lígia
    Lifestyle&Co.
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho essa sorte na família mas vejo agora esta senhora como a minha fada madrinha que tornou os meus sonhos realidade. Muito obrigada!

      Eliminar
  7. Obrigada pelo post! Tens mesmo de ir visitar, não é nada caro e vale a pena! Estavas linda, vê-se mesmo bem o quão feliz estavas, o vestido estava perfeito adorei! kiss^^

    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  8. Eu já tive o meu baile e também foi uma noite que vou recordar para sempre. É sempre difícil ter de deixar onde nos sentimos confortáveis mas também é bom mudar-mos e convivermos com novos desafios. Desejo-te muita sorte.
    Em relação ao vestido era lindíssimo e todo o outfit ficou muito harmonioso e bonito!!
    Beijinhos ❤
    Alegria das cores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida, vai ser estranho e difícil mas mal posso esperar! Obrigada por tudo, beijinhos!!

      Eliminar
  9. O vestido é um máximo e adorei o post! Também quero acabar o secundário :')
    xoxo
    http://rytacandeias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo passa a voar e quando chegar a tua altura vais querer voltar para trás. Beijinhos!

      Eliminar
  10. Estavas mesmo linda nesse dia, esse vestido fica-te mesmo bem :) E boa sorte para os resultados da universidade, espero que entres no que queres!
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é esperar para ver, estou tão ansiosa! Muito obrigada, beijinhos!

      Eliminar
  11. Olá, parabéns pela conclusão do secundário. Adorei o teu look, estavas bem gira :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns pela conclusão! Estavas magnifica, o vestido é tão lindo <3
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Adriana, eu também gostei muito do resultado final. Beijinhos!

      Eliminar
  13. obrigada querida! estás mesmo muito gira :) parabéns! agora começa uma nova fase, boa sorte :)

    beijinhos,
    http://saymecheese.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Muito linda amei o vestido era lindo demais! Já estou a seguir adorei muito o seu blog, visite o meu blog onde eu falo sobre penteados, makes e muitos outros assuntos. Beijinho!
    https://blogsimplesglamour.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. dia bom para te levar para a cama

    ResponderEliminar