Boa cidade, Boa comida

Se há coisa de que eu gosto é de comida. Só sou inteiramente feliz se tiver comida na mesa. E, com a minha "recente" mudança para Lisboa, tenho descoberto sítios onde se come mesmo muito bem. Quer seja em trabalho, quer em diversão, tenho tido almoços, lanches e jantares fantásticos nesta cidade e hoje vou-vos levar comigo a três restaurantes onde, sem dúvida, ia, comia e repetia.

Heim Café
Localizado em Santos, para chegarem ao Heim Café, é provável que se percam um pouco pelas ruas da capital, mas confesso que vale imensamente a pena. Se houvesse uma lista dos cafés mais instagramable de Lisboa, tenho a certeza de que este estaria lá. Tem uma decoração maioritariamente em madeira, com catos e outras plantas, o que torna o espaço bastante acolhedor.
O primeiro prato que provei foi a "open toast with smoked salmon", sempre com uma limonada caseira a acompanhar. Se há coisa que eu gosto é salmão fumado, por isso era impossível não adorar. Com queijo creme, rúcula e tomate cherry, é a combinação perfeita para qualquer altura do dia. Provem, não se vão arrepender!
Open toast
Open toast with smoked salmon
Eu não seria eu se não comesse algo com nutella no final. Acabei a maravilhosa passagem por esta pérola de Lisboa com "toasts with chocolate-nut butter and fruits", uma maravilhosa torrada barrada em nutella e coberta com morangos e com banana, cada um na sua metade, divididos perfeitamente.
Toasts with chocolate-nut butter and fruits
Foi uma experiência fantástica. Adorei o ambiente, a comida e a simpatia dos empregados. Sem dúvida que recomendo e prometo que hei-de lá voltar. Fiquei com uma curiosidade enorme de provar o brunch pelo qual o café é conhecido ou então o sunday breakfast. Quando lá for, não sei se sobrevivo para contar a experiência, mas prometo que vou tentar!
Para terem um maior inside look deste espaço, leiam o artigo que uma amiga minha redigiu.

Bala
No Amoreiras Shopping Center descobri outra relíquia de Lisboa: o restaurante mexicano Bala. Nunca tinha provado este tipo de cozinha antes (a única experiência que tinha tido foi numas férias num buffet, mas não foi a melhor experiência), mas gostei muito! Confesso que continuo sem gostar de guacamole, apesar de ter adorado tudo o resto.
O melhor deste restaurante é que podem personalizar o vosso taco ou o vosso burrito conforme o vosso gosto. Desde a carne ao molho, cada um que escolhe o que vai comer e acompanha o processo de criação da sua refeição.
A minha opção recaíu sobre os tacos. Ao escolherem este menu, têm direito a três tortillas que podem personalizar da maneira que vos apetecer, chips de milho, um molho à escolha e a uma bebida. Como já devem saber... eu optei pela limonada. Tudo isto por apenas 5.50€!
Desde o mais picante com molho BBQ ao mais fresco com manga, eu optei por comer três tacos completamente diferentes. 
Como de boa companhia e boa comida se fazem bons almoços, fui experimentar comida mexicana pela primeira vez com uma amiga. Para não comermos coisas iguais, ela optou pelo menu burrito, também com chips de milho, um molho à escolha e a uma bebida, por 7.20€. São preços em conta e que valem bastante a pena!
Podem escolher vários tipos de carne e de vegetais, arroz e feijão.
Ao contrário dos habituais tabuleiros de comida de centros comerciais, no Bala a vossa refeição é transportada dentro de uma caixa de cartão. Um toque diferente que distingue este restaurante mexicano dos demais.
Os menus vêm em caixinhas: o nosso trazia o burrito/os tacos, as chips de milho, molho guacamole e limonada.
Para além de ter passado a adorar comida mexicana, este restaurante conquistou-me. A decoração do espaço, a apresentação e a simpatia dos empregados faz-me querer repetir a experiência.
Se nunca provaste comida mexicana, é a oportunidade ideal porque és tu que, por um preço razoável, escolhes o que queres ou não queres comer. 
O Bala tem também serviço take-away, para quem prefere saborear a refeição no conforto de casa, em vez de na azáfama dos centros comerciais.


Sushi Factory
Quem me conhece bem sabe qual é uma das minhas maiores paixões: sushi. Não sou uma pessoa muito esquisita no que toca a comida, mas sempre pensei que nunca iria gostar de sushi. Erro meu, provei e adorei. Portanto, e como não poderia deixar de ser, hoje trago-vos também um restaurante fantástico de sushi. Situa-se em Alcântara, no Lx Factory, e é de comer, sair a rebolar e, no final, chorar por mais. Eu optei pelo menu all you can eat que ao almoço fica por 13.90€. Ao jantar o preço aumenta 3€. Desde peças fritas até peças com fruta, o sushi vem para a mesa até vocês pedirem para parar. Pode parecer um pouco caro, mas o preço vale completamente a pena por aquilo que comem.
Apesar do sashimi estar um pouco grosso, estava bastante bom!
O espaço até é bastante grande e tem esplanada, por isso não foi necessário fazer marcação. Mal chegámos, sentámo-nos logo e, pouco depois, fomos servidas com maravilhosas peças escolhidas pelo chefe. A oferta é muito diversificada, raramente servem as mesmas peças duas ou três vezes.
Nozes, kiwi, lima: estes são só alguns dos ingredientes que compões as peças de sushi que provei
O único ponto fraco deste espaço é mesmo o preço das bebidas, que são excessivamente caras. A zona também ajuda a tornar tudo ainda mais agradavél. Nunca tinha ido nem ao LX Factory, nem ao Sushi Factory, mas prometo voltar. Foi uma ótima experiência, com ótimo sushi! Para quem nunca provou sushi pode não ser a opção ideal, mas para os amantes desta cozinha recomendo imenso!



Lisboa não é só feita de boas vistas. É feita de boa comida, boas pessoas e boa histórias. Bons sítios para visitar e bons sítios onde comer. Estes sete meses nesta cidade têm sido a melhor experiência da minha vida e posso dizer, sem medos, que adoro Lisboa.

Se visitarem algum destes restaurantes ou café, contem-me a vossa experiência. Quero saber tudinho! Quando tiver mais recomendações boas, prometo que volto a partilhar convosco.

Com muito amor,
Marta.

Share:

7 comentários

  1. Não conhecia nenhum sitio mas o sushi do LX, que bom aspecto!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  2. Omg, fiquei-me a babar! Quero todoooo esse sushi *.*
    Segui o blog :*
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  3. Nossa, quanta comida gostosa! Achei muito interessante o Café, com essa ideia de torradas salgadas e doces, adoraria experimentar! ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderEliminar
  4. OLá!!!! Gostei muito da tua partilha, sinceramente não conhecia nenhum mas acho que vou visitar alguns deles hehehe
    Segui o teu blog e quero convidar-te a visitar e a seguir o meu de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar